Topo
Viagens

5 lugares em Campo Grande para conhecer a gastronomia local

*Por Francilene Oliveira

Campo Grande é uma cidade cheia de encantos e lugares aconchegantes.  Ponto de passagem para turistas que vão conhecer o Pantanal ou Bonito, oferece boas opções gastronômicas. Cafés, restaurantes e bares têm um toque especial onde é possível provar o melhor da comida sul-mato-grossense. A cidade morena está repleta de lugares para se divertir e viver bons momentos. Se você mora em Campo Grande ou está de passagem, não deixe de conferir:

1. Feira Central de Campo Grande
Como estar em Campo Grande e não conhecer a Feira Central? Também conhecida como “feirona”, fica localizada em uma antiga linha férrea que ligava a região a Bauru (SP), no sentido leste, e à Bolívia, no sentido oeste. É uma feira em modelo tradicional, onde os visitantes encontram boxes comerciais, legumes e verduras, mas tem destaque para a gastronomia, em especial a japonesa. Os japoneses possuem presença marcante na história e na cultura da cidade.

A feira atrai milhares de visitantes pelo famoso sobá, uma mania campo-grandense. O sobá leva macarrão produzido artesanalmente, carne de porco frita, tirinhas de omelete e cebolinha. Servido em uma espécie de cumbuca, é um símbolo cultural da cidade herdada de imigrantes japoneses da região de Okinawa.

Além da culinária japonesa, você também pode se deliciar com a tradicional gastronomia sul mato-grossense, como picanha na chapa e mandioca. Como todos sabem, na cidade são encontradas algumas das melhores carnes do Brasil.

Onde?
Rua 14 de Julho, 3335 – Centro
Aberta às quartas, quintas e sextas, a partir das 16h. Sábados e domingos, a partir das 12h

2. Casa do Peixe
Referência gastronômica e parada obrigatória em Campo Grande. Delicie-se com a culinária sul-mato-grossense, como o pintado a urucum e a costela de pacu. Há muitas opções de peixes. Todas muito bem preparadas e saborosas. Se a visita for pela primeira vez, uma dica é optar pelo rodízio para experimentar todas as opções.

O rodízio de peixes começa com sopa de piranha, seguido por comida japonesa. Depois, seguem os peixes regionais, como pintados, pacus e os camarões. Você também pode escolher por pratos a la carte individuais ou para duas pessoas. Independente disso, terá acesso a um buffet com arroz, feijão, legumes, farofa e sobremesas caseiras.

O local também fica em frente a um dos principais pontos turísticos da cidade, a Praça das Araras.

Peixe à urucum

Onde?
Av. Dr. João Rosa Píres, 1030 – em frente à Praça das Araras

Almoço, das 11h às 14h e jantar das 18h às 23h. Aos domingos somente almoço até às 15h

3. Manga Park Food Truck
Um espaço diferente e estiloso para se conhecer em Campo Grande. Embaixo de uma mangueira, food trucks, containers coloridos e bikes oferecem verdadeiras delícias. Não deixe de provar comidas típicas de Mato Grosso do Sul, como o arroz carreteiro, na Comitiva do Zé. Há, porém, opções para todos os gostos: hambúrgueres gourmet, risotos, batatas recheadas, cachorros quentes e sanduíches feitos no pão francês. Há também doces como churros de doce de leite e chocolate belga, paletas mexicanas, tortinhas banoffees, entre outras delícias. Outra dica para os visitantes são as cervejas artesanais.Onde?
Avenida Bom Pastor, 121
Terças, quartas e quintas e domingo, das 18h às 23h e sábado, das 18h à meia-noite

4. Cervejaria Prosa
A Cervejaria Prosa é um bar que produz as próprias cervejas em seis estilos. As opções têm nomes regionais, como “Piracema”, “Toca da Onça”, “Ipê”, “Boiadeira”, “Canta Galo” e “Saracura”. A dica é pedir uma tábua degustação com as seis opções. Em seguida, escolha sua cerveja artesanal preferida.

O nome “Prosa” faz homenagem a um dos córregos que deu origem à Campo Grande, mas também faz referência a um ponto de bate-papo informal entre amigos. O ambiente requintado possui espaço interno e externo. Paredes de vidro transparente mostram a fábrica onde as cervejas servidas são produzidas.  O atendimento conta com a supervisão atenciosa dos sócios Regina e Hipólito Lima.

Além das cervejas, o cardápio tem opções que acompanham a bebida, como pasteis e pratos quentes. Aos sábados, servem uma deliciosa feijoada.Onde?
Rua Alagoas, 901 – Jardim dos Estados
Terça a sexta, das 17h à meia-noite; sábados, das 10h30 à meia-noite; domingos, das 10h30h até 15h

5. Território do Vinho
O Território do Vinho é parada obrigatória para apreciação de excelentes vinhos e drinks. Ambiente aconchegante e de gastronomia com muito sabor e uma pitada de requinte. Além do bom vinho para degustar, a culinária é especialíssima. Uma dica é provar o risoto pantaneiro, carro-chefe da casa.

Às segundas, as refeições são feitas ao som de jazz clássico, e, às quartas, lounge. O local também possui inovações como a Wine Station, máquina de vinho em taça, que veio dos Estados Unidos. Como o restaurante é pequeno e bastante procurado, é melhor fazer a reserva para a data desejada.
Onde?
Rua Euclides da Cunha, 485 – Jardim dos Estados
Segunda a Sábado, a partir das 19 horas, e Sábado e Domingo, a partir das 11 horas

Quer outro destino gastronômico? Confira outros posts clicando aqui.

 

Francilene Oliveira é jornalista e especializada em marketing digital. Adora descobrir novos lugares e horizontes. Como hobby, compartilha boas experiências com sua comunidade no @dicasms.

 

 

Comments

comments

«

»

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Find and Eat no Instagram

  • O paraíso bem nas pontas dos meus dedos. Invejosos dirão que se trata apenas de uma tortinha de brigadeiro com crocante da @confeitariadama. #findandeat #findandeatempinheiros #pinheiros #chocolate #confeitariadama
  • Ótima dica para almoço de domingo (veja nos Stories), o @lentrecotedeparis serve seu entrecôte com fritas. As carnes vão desde 100 gramas na versão kids, até 220. Como entrada, sinta-se em Paris com o Les Fromages, com quatro tipos de queijos. Para finalizar, há várias opções, como o mil folhas e as profiteroles (veja na segunda foto). #entrecote #entrecotedeparis #findandeat #findandeatnocidadejardim #frechfood
  • Na Vila Madalena, o @mississippipizzabar já completa um ano de idade. E hoje, até 1h da madrugada rola uma festa por aqui regada a vários drinks e sabores de pizza, inclusive um especial para a data, com pasta de alcachofra, stracciatella e presunto cru (veja nos Stories). Mas antes das pizzas, peça o supplí a la romana, este bolinho frito de risoto com panceta defumada e muuuita muçarela. Quer vir? Corre que dá tempo! E as comandas são individuais. #vilamadalena #findandeat #findandeatnavilamadalena #pizza #suppli
  • Novidade do tradicional @baroriginal, a tábua de queijos e embutidos vem com queijos Chabichou, Fontinha e Cuesta Azul, parma, salame e rosbife caseiro. Outra surpresa é o cupim à tira-gosto, que chega com cebola e deliciosos chips de jiló. #boteco #bar #findandeat #findandeatemmoema #moema
  • Ahhh, esse pão de queijo da mineira Iara, do @quitandarte. Pernil de lata, requeijão de corte, ovo, picles de cebola e coentro. Como não comer? E ainda é um dos finalistas da @vejasp deste ano. #findandeat #findandeatempinheiros #comidamineira #brazilianfood
  • Panino de atum, uma das deliciosas especialidades do @geiko_san, nos Jardins. Quer saber mais do menu? Espia os Stories. #findandeat #japanesefood #findandeatnojardins #fishfood #geikosan
  • Já que hoje é dia do cachorro quente, a dica é resistir ao burgão do @zdelisandwiches e apostar no hot dog. Já provou? #hotdog #cachorroquente #findandeat #findandeatempinheiros #zdeli
  • Como não pedir o arancini de frango caipira e recheio de muçarela de búfala do Radici, no @eatalybr? Corre, então, porque este novo restaurante, recém-aberto no lugar do Brace, funcionará por tempo limitado. #arancini #findandeat #findandeatnoitaim #eatalysp #italianfood